A região amazônica naturalmente alterna entre períodos de chuva e seca como parte de seu ciclo hidrológico. A seca geralmente ocorre entre setembro e dezembro. Durante esses meses, o nível das águas diminui, revelando grandes extensões de terra.
Além desse fenômeno, os rios da bacia amazônica carregam grandes volumes de sedimentos, que se acumulam no Rio Amazonas, formando áreas de sedimentação.
Em 2023, enfrentamos a pior seca dos últimos dez anos. O ciclo de chuvas na Amazônia é crucial para a manutenção do ecossistema local e o aquecimento global tem alterado esse ciclo, causando variações nas precipitações e intensificando os períodos de seca, essas mudanças impactam diretamente a navegabilidade na bacia amazônica.
De acordo com os boletins hidrológicos divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB, e as medições diárias do Rio Negro em Manaus, constatamos que o rio apresenta um volume abaixo do ano passado neste mesmo período.
Considerando o baixo volume de chuvas e o aparente início do período de estiagem, há indícios de possíveis restrições no calado dos navios nos trechos críticos do Tabocal e Foz do Madeira entre agosto e dezembro.
Na Norcoast, estamos monitorando a situação de perto e ajustando nossas operações conforme necessário para garantir sua continuidade. Estamos comprometidos em fornecer o melhor serviço possível, mesmo diante de desafios naturais.