A Norcoast, empresa brasileira especializada em navegação costeira, tem desempenhado um papel fundamental na transição logística da Mondelēz Brasil para o transporte marítimo. Desde abril de 2024, essa parceria inovadora tem proporcionado maior eficiência operacional, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e otimizando custos logísticos, além de garantir mais previsibilidade e segurança no transporte dos produtos da gigante do setor alimentício.
Responsável por marcas icônicas como Bis, Sonho de Valsa, Oreo e Club Social, a Mondelēz Brasil, que antes operava exclusivamente por transporte rodoviário, decidiu diversificar sua matriz logística por meio da cabotagem. A parceria com a Norcoast viabiliza novas possibilidades para que seus produtos cheguem com ainda mais eficiência aos lares brasileiros.
A Norcoast transporta cargas de Bis em uma rota que conecta suas plantas produtivas aos Centros de Distribuição, com um tempo médio de trânsito de sete dias. Um dos grandes diferenciais dessa operação é a expressiva redução na emissão de CO₂, uma vez que a cabotagem emite, em média, quatro vezes menos gases de efeito estufa que o modal rodoviário, alinhando-se diretamente aos compromissos de sustentabilidade da Mondelēz.
Para Claudio Pena, Supply Chain Excellence Coordinator, e Camila Lechetta, Regional Strategic Sourcing da Mondelēz, a parceria com a Norcoast tem se destacado pela transparência e qualidade da comunicação. “Sempre acreditamos que o modal marítimo poderia ser mais explorado. Com a Norcoast, temos fácil acesso a todas as áreas, um atendimento comercial diferenciado e um parceiro que, desde o início da nossa operação, se mostrou aberto a ouvir nossas necessidades e propor melhorias. A Norcoast embarcou conosco nesse desafio. Queremos que a cabotagem seja um sucesso no Brasil para, futuramente, expandirmos essa prática para outras regiões onde a Mondelēz atua”, afirmam.
Olhando para o futuro, a Mondelēz planeja ampliar significativamente o volume de produtos transportados pela Norcoast, incluindo, além de produtos acabados, matérias-primas sensíveis. A estratégia envolve a integração da cabotagem com o modal ferroviário, maximizando ainda mais os ganhos em sustentabilidade e eficiência logística.
“Integrar diferentes modais de transporte pode ser a chave para superar desafios logísticos. Com as soluções da Norcoast, conseguimos não apenas reduzir emissões de CO₂, mas também otimizar custos logísticos para nossos clientes, como a Mondelēz”, destaca Fabian Lavaselli, Diretor Comercial e de Experiência do Cliente da Norcoast.
Desde seu lançamento em outubro de 2023, a Norcoast tem revolucionado o transporte marítimo de contêineres na costa brasileira e na Bacia Amazônica, conectando os principais portos e centros logísticos do país. Com essa parceria estratégica, reforçamos nosso compromisso em oferecer soluções logísticas mais eficientes, seguras e sustentáveis para grandes empresas do mercado.